Informações

16/05/2021

Saúde Mental na OMS -Visão Geral

   Nos últimos anos, tem havido um reconhecimento crescente do importante papel que a saúde mental desempenha no alcance das metas de desenvolvimento global, conforme ilustrado pela inclusão da saúde mental nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A depressão é uma das principais causas de deficiência. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Pessoas com graves problemas de saúde mental morrem prematuramente - até duas décadas antes - devido a problemas físicos evitáveis.

  Apesar do progresso em alguns países, as pessoas com problemas de saúde mental frequentemente sofrem graves violações dos direitos humanos, discriminação e estigma.  Muitas condições de saúde mental podem ser tratadas com eficácia a um custo relativamente baixo, mas a lacuna entre as pessoas que precisam de cuidados e aquelas com acesso a eles permanece substancial. A cobertura de tratamento eficaz permanece extremamente baixa.

      É necessário um maior investimento em todas as frentes: para a conscientização da saúde mental para aumentar a compreensão e reduzir o estigma; para esforços para aumentar o acesso a cuidados de saúde mental de qualidade e tratamentos eficazes; e para pesquisas para identificar novos tratamentos e melhorar os tratamentos existentes para todos os transtornos mentais. Em 2019, a OMS lançou a Iniciativa Especial da OMS para Saúde Mental (2019-2023): Cobertura Universal de Saúde para Saúde Mental para garantir o acesso a cuidados de qualidade e acessíveis para condições de saúde mental em 12 países prioritários para mais 100 milhões de pessoas.


Fonte: Saúde Mental na OMS. 

 


Estimulação magnética transcraniana: A estimulação magnética transcraniana (EMTr) é  um tratamento de saúde aplicado e acompanhado por médico para abordagem da depressão e outras doenças. Consiste na aplicação de um campo magnético em áreas específicas por um aparelho fabricado e aprovado para tal. O reconhecimento desse procedimento pelo Conselho Federal de Medicina encontra-se neste documento - RESOLUÇÃO CFM 1.986/2012 sobre a estimulação magnética transcraniana. 

Quer saber mais sobre Psiquiatria e Saúde Mental? A Associação Brasileira de Psiquiatria periodicamente apresenta entrevistas com psiquiatras renomados. Para acessar acesse: ABPTV